Blog: O uso das inteligências artificiais na área linguística – Spot Traduções

10 de outubro de 2023
             Vemos hoje em dia um grande avanço na tecnologia, principalmente com o aumento de programas com a chamada “inteligência artificial”, gerando cada vez mais debates acerca de questões como a ética, as limitações desses programas, a segurança de dados, entre outros, e na área linguística não foi diferente.

            As “inteligências artificiais” podem ser consideradas como um código de programação criado pelos seres humanos que se utiliza de regras lógicas para realizar comandos e chegar a um resultado específico. Os erros e acertos, conforme recebem instruções, são mantidos na memória da máquina como caminhos para se chegar (ou não) a diferentes resultados.

            Na indústria linguística, temos como exemplo a Neural Machine Translation, utilizada hoje em dia em tradutores automáticos/de máquina, os quais adquirem vocabulário por meio dos textos e palavras pesquisados pelos usuários e pelo auxílio destes em áreas específicas, identificando as traduções que mais se adequam ao texto apresentado.

            Porém, mesmo com toda a evolução dessa área, não é possível confiar 100% na atividade desses programas, pois há nuances as quais somente seres humanos conseguem apreender e que são essenciais em diversas situações, como a própria tradução. Por isso, tradutores profissionais são indispensáveis para realizar esse serviço, garantindo resultados mais precisos e com uma maior qualidade.